segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Uma outra Família!



Palavras.
Frases.
Por vezes as palavras, as frases são vazias. Por outras vezes uma palavra pode carregar um turbilhão de sentimentos. Da mesma forma uma frase pode fazer o mesmo.
Proponho uma frase:
"A Guarda morre, mas não se rende!"
Pra muitos é uma frase apenas. Vazia, de repente até mesmo sem nexo.
Pra outros é um sentimento e basta começar a ler esta frase que a alma, o sangue, o peito fervem.
Muito se falou que a "1ª Companhia de Guardas seria extinta" ou que "a 1ª Companhia de Guardas seria incorporada no 3º BPE".
Pois bem, lhes digo que ainda não foi desta vez que os PEs terão a honra de conviver com os Cachorrões da CG!
Até 2017 a 1ª Companhia de Guardas estará firme e forte, cada vez com mais missões, mais materiais, mais dignidade e mais sangue no olho pra cumprir suas mais diversas missões.
Não é preciso muito tempo perto daqueles que ostentam nosso braçal atualmente para suspirar de orgulho e saber, sentir que estes honram todos que por lá passaram.
Ouso dizer mais, os Cachorrões que hoje servem o País e ostentam nosso braçal nos olham -Eternos Cachorroes- (já civis ou da reserva) e enxergam a si próprios num futuro breve. Esse fato por si só agrega, em um dia, tantos valores à Cia, aos soldados que lá estão e trás um orgulho imenso aos que lá passaram.
Sei que pode parecer um amontoado de palavras ao vento pra quem nunca colocou um coturno, nunca dividiu o pouco que tinha com o soldado ao lado enfim, pode ser até baboseira, não importa. Não pra mim.
Somente eu e meus colegas, só aqueles que servi e que hoje servem pode entender plenamente a gama de momentos, sentimentos que fazem o peito vibrar e nos faz descobrir do que realmente somos capazes.
O Exercito aprimora cidadãos de bem e prepara-os para uma vida eterna de superar obstáculos, respeitar, dividir, cuidar uns dos outros seja no campo, na escolta, na missão, no dia a dia... na vida.
Aprendemos vida no Exército.
Aprendemos uns com os outros, seja nos defeitos, seja nas virtudes de cada um; toda pessoa que entra no quartel sai diferente.
Deixamos os muros do quartel. Entregamos as fardas. Ficamos com lembranças materiais que não tem preço de mercado mas possuem um valor inestimável!
Uma foto. Um distintivo de bolso. Enfim, cada objeto, uma história sem fim.
Cada dia no quartel se tornará -num futuro próximo- motivo de sorrisos, histórias pros amigos, filhos, netos...
Certa vez lembro que o Tenente Volmir nos falou no estágio de ingresso do 4º Pelotão - FEI, algo semelhante a: "É muito fácil sair pra correr pela Redenção cantando que 'eu sei, o que eu faço, pouca gente quer fazer. O frio, a fome e a sede são as glórias de vencer!" e que ele queria ver isso tudo na prática.
Vimos.
Vivemos.
Sobrevivemos e todos se ajudaram.
Hoje não precisamos de muito. Um encontro anual entre estes caras que precisam apenas olhar uns nos olhos dos outros pra lembrar de infinitas histórias e, sem saber por onde começar a relembrar tanta missão, serviço, momentos engraçados, apenas sorriem, se olham e se abraçam.
O tempo passa, amigo... voa! Sugiro que ache algo que faça seu peito vibrar e quando achar, guarde no peito, na alma... ou no braço direito!!!
O meu braçal "CG" pode ter ficado na subtenência mas nunca saiu nem sairá da alma!
Mais uma vez, Major Edson Aita, muito obrigado por ter revolucionado os Encontros dos Eternos Cachorrões e unir esta imensa Família que cresce -mais e mais- a cada ano.
Tenha certeza que onde o senhor estiver, sempre será lembrado como o comandante que uniu todos os militares da ativa e reserva, independente de hierarquia mas sim por afinidades e, entre elas, uma em especial:
A honra de sermos Eternos Cachorrões!!!!
Outros encontros semelhantes podem existir de Norte a Sul do Brasil mas certamente os Cachorrões ficam no peito de todos que viajam Brasil afora!
Somos mais que militares, ex-militares ou militares da reserva...
Somos mais que apenas homens, apenas soldados, apenas amigos...
Somos irmãos que não escolheram servir juntos mas entenderam a intensidade e simplicidade, entenderam a força de um passado e presente glorioso, cheio de motivos pra olhar pra nossos braçais e agradecermos por termos sido escolhidos pra fazer parte desta Família.
"Quem é de Guarda, sempre será de Guarda!"
GUARDA!!!
BRASIL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário